WEBSITES CAML - CARDIOLOGIA
PT  |   EN
topo

A Equipa

O Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC) foi criado em 2012 na Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM), uma associação de benefício público que promove a investigação biomédica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

A equipa GAIC integra também o Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) e o Grupo de Trabalho da Sociedade Europeia de Cardiologia em Farmacoterapia Cardiovascular.

Equipa de Coordenação

Scientific Director

Prof. Fausto Pinto licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1984. Fez o internato de Cardiologia no Hospital Universitário de Santa Maria (Lisboa, Portugal) e na Stanford University Medical School (CA, EUA), onde mais tarde ocupou a posição de Cardiologista no laboratório de ecocardiografia. Fez também aí um Fellowship em Cardiologia de Intervenção. Em Dezembro de 1993 doutorou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e em 1997 fez as Provas de Agregação na mesma Universidade.

Atualmente, é Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (desde 2015), e Professor Catedrático de Cardiologia/Medicina (desde 2010). É, também, Diretor do Departamento de Coração e Vasos (desde 2016) e do Serviço de Cardiologia (desde 2014) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, CHULN E.P.E.. É ainda o actual Coordenador Nacional do Conselho das Escolas de Medicina (2018-2020) e Presidente do Conselho Executivo do Centro Médico Académico de Lisboa (CAML) (2019-2021). Foi Presidente da Associação de Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina de 2003 a 2015.

É Presidente da Federação Mundial do Coração/World Heart Federation (WHF) (2021-2022) e foi Presidente da European Society of Cardiology (ESC) (2014-16), único português a ter sido eleito para estas posições de liderança da Medicina Cardiovascular Mundial. Foi Chairman do Working Group on Echocardiography da Sociedade Europeia de Cardiologia (2000-2002 como Vice-Chairman) e, posteriormente, Presidente Fundador da EAE (European Association of Echocardiography) (2003-4). De 2004-06 foi eleito Councillor do Board da ESC (European Society of Cardiology). De 2007-2010 foi eleito Membro do Board da ESC. De 2010-2012 eleito Vice-Presidente da ESC. De 2012-2014 foi Presidente Eleito da European Society of Cardiology. Exerceu vários cargos em diferentes instituições científicas, sendo membro honorário ou fellow de várias delas, incluindo Fellow do American College of Cardiology (FACC), Gold Medalist e Fellow da European Society of Cardiology (FESC), da The Society for Cardiovascular Angiography and Interventions (FSCAI), American Society of Angiology (FASA), Honorary Fellow da American Society of Echocardiography (FASE), Societé Française de Cardiologie, Sociedade Romena de Cardiologia, Romanian Academy of Medical Sciences, Società Italiana di Ecografia Cardiovascolare (SIEC), Sociedad Colombiana de Cardiologia, Academia Nacional de Medicina do Brasil, Hungarian Society of Cardiology. Japanese Circulation Society, Sociedad Peruana de Cardiologia, Romanian  Society of Cardiology, Russian Society of Cardiology, Slovakian Society of Cardiology, Ukranian Society of Cardiology. Recebeu múltiplos Prémios e distinções, incluindo, mais recentemente, em 2019 o the International Service Award do American College of Cardiology (ACC). É Doctor Honoris Causa da Semmelweis University, Budapest, Hungria.

Faz parte do Editorial Board e é revisor de várias revistas nacionais e internacionais, tendo sido  Editor Principal da Revista Portuguesa de Cardiologia (1999-2015).

Prof. Pinto tem participado em vários estudos nacionais e internacionais, incluindo Programs Europeus FP 7 e Horizonte 2020, sendo ou tendo sido coordenador nacional de vários desses estudos. Publicou mais de 500 artigos (h=51) e apresentou mais de 1500 palestras/moderações em reuniões nacionais e principalmente internacionais.

 

Chief Scientific Officer

Inês Zimbarra Cabrita, Ph.D

Inês formou-se na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, onde se licenciou em Cardiopneumologia (Honra). Em 2005, mudou-se para Londres, onde permaneceu por 5 anos, realizando primeiro um Mestrado em Ultrassonografia por Imagem Médica (2006) no Imperial College London e depois um PhD na área de Cardiologia no Instituto Nacional do Coração e Pulmão (National Heart and Lung Institute), Imperial College London (2014) com a tese “O coração no papel das doenças falciformes da imagem cardíaca não invasiva por ecocardiografia avançada e avaliação da ressonância magnética cardíaca da função miocárdica”. Em 2016, Inês completa 2 anos de mestrado em monitorização, qualidade e estatística na Faculdade de Medicina da Epidemiologia da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Ferrara.

Durante 4 anos (2006-2010), Inês trabalhou como Investigadora Senior (Senior Researcher) no Instituto Nacional do Coração e Pulmão (National Heart and Lung Institute) no Imperial College London, Hammersmith Campus, Londres, e posteriormente foi Investigadora (Researcher Fellow) no Sir John McMichael Center, um Centro de Investigação Clínica no Hammersmith Hospitals Trust, onde desenvolveu o seu projeto de doutoramento e trabalhou como Investigadora Principal e Co-Investigadora em vários projetos de pesquisa em ecocardiografia e hipertensão pulmonar.

Em 2012, Inês fundou o Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC), na Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM) de Lisboa, Portugal e desde então é responsável pela Coordenação Científica do Gabinete.

 

Scientific Advisor

António Nunes Diogo, MD

O Professor António Nunes Diogo licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1968 e fez a Formação Médica Geral (Estágio Geral) no Hospital Universitário de Santa Maria - CHULN E.P.E. em Lisboa, entre 1968 e 1970. Durante a sua formação em cardiologia, integrou o Hospital Nacional do Coração (National Heart Hospital) e o Hospital Hammersmith (Hammersmith Hospital), em Londres, Inglaterra, e o Hospital Clínico San Carlos, Madrid, Espanha. O Prof. Nunes Diogo é, desde 1983, consultor de cardiologia no Hospital Universitário de Santa Maria - CHULN E.P.E. em Lisboa, onde trabalhou como Chefe de Gabinete na CCU, de 2002 a 2009. Entre 2010 e 2014, foi Diretor do Departamento de Cardiologia I do CHULN, EPE.

Além disso, o Prof. Nunes Diogo é também Professor Assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa (desde 1974) e Professor Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior, Portugal, desde a sua fundação em 2006. Atualmente, é membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, onde foi Ex-Presidente do Grupo de Trabalho de Cuidados Cardíacos Agudos, membro titular da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e membro da Sociedade Europeia de Cardiologia. O professor Diogo publicou mais de 120 trabalhos em revistas especializadas, mais de 150 resumos e mais de 15 capítulos de livros

 

Core Team

GAIC Chief Coordinator

 Cecília Gomes, MSc

Cecília licenciou-se em Dietética pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2001, iniciando no mesmo ano a sua atividade profissional no Hospital Universitário de Santa Maria - CHULN, EPE no Serviço de Dietética e Nutrição (SDN), assumindo, em 2010, funções de Subcoordenação e Gestão da Qualidade.

Mais tarde, em 2018, concluiu o seu mestrado em Segurança e Qualidade Alimentar em Restauração, com a tese sobre “Conhecimento, atitudes e práticas de higiene e segurança alimentar. Um estudo de caso: profissionais de saúde de um hospital universitário/Knowledge, attitudes and practices of hygiene and food safety. A case study: healthcare professionals of an University hospital””, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

Cecília possui certificação em boas práticas clínicas e é pós-graduada em "Monitorização em ensaios clínicos", pela Universidade Lusófona. Desde março de 2019 que integra a equipe do Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC), como GAIC Chief Coordinator, onde assume também a coordenação de vários Estudos e Ensaios Clínicos.

Desde 2019 que é também Assistente Convidada, na licenciatura em Ciências da Nutrição, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

Sr Clinical Research Coordinator

 Susana Silva, MSc

Susana é licenciada em Engenharia Biomédica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em 2013. No mesmo ano, fez um curso de verão na Alemanha sobre "Desenho de dispositivos para o envelhecimento saudável - um desafio internacional" ("Designing Devices for Healthy Ageing - An International Challenge") e iniciou o Mestrado em Tecnologia Biomédica também no IPB. Em 2015, concluiu o mestrado com a tese sobre "Embolia gasosa em microcanais e técnica de foco em fluxo na produção de micropartículas PDMS" ("Gaseous embolism in microchannels and Flow Focusing Technique in the Production of Microparticles PDMS") em parceria com a Universidade da Extremadura em Badajoz, Espanha.

Susana integra a equipa do GAIC desde 2016, sendo a Coordenação de Estudos sua principal atividade. Em 2020 frequenta o XI Curso Pós-Graduado em Ensaios Clínicos, promovido pela Unidade de Epidemiologia, Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, em Fevereiro de 2021, Susana assume a surpervisão da coordenação de estudos clínicos no GAIC, como Senior Clinical Research Coordinator.

 

Sr Clinical Research Coordinator

Ingrid Mendes de Gouveia, Ph.D. 

Ingrid formou-se na University of East London (1997-2001), onde se licenciou em Infectious Diseases (Honra). Em 2002 deu início ao PhD na área de Biologia Molecular e Celular num projeto conjunto com a Manchester Metropolitan University e o Public Health England com a tese "Genomic and Proteomic Analysis of Staphylococcus aureus Including MRSA". Durante esses anos desenvolveu as técnicas MALDI-TOF & SELDI-TOF para rápida identificação de diferentes subtipos de MRSA. Como Investigadora também deu palestras e formação a profissionais de saúde em infeções nosocomiais.

Durante 11 anos trabalhou em Empresas Multinacionais onde desenvolveu novas skills de Recursos Humanos, Gestão de Risco e Tecnologias de Informação.

Em 2019 ingressa no Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca E.P.E como Clinical Research Coordinator onde foi responsável pela coordenação de inumeros estudos e ensaios clínicos e, em Abril de 2021, reforça a equipa de Clinical Research Coordinators no GAIC.?

 

Clinical Research Coordinator

Anita Pinto Sousa, MSc 

Anita é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 2017 ingressou o Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Desenvolveu a sua tese de Mestrado, na área da virologia, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. Em 2019, obteve o grau de mestre com a tese “Investigation of LANA: a Human Virus Tumor Gene”.

Anita iniciou em Julho de 2020 estágio no GAIC como Clinical Research Coordinator Trainee, passando a integrar a equipa de Clinical Research Coordinators em Abril de 2021. 

 

 

 

 

Clinical Research Coordinator

Diogo Pedroso, MSc 

Diogo é licenciado em Farmácia Biomédica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, desde 2016. No mesmo ano, iniciou o seu Mestrado em Patologia Experimental, enquanto estagiava como Coordenador de Estudos Clínicos no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Em 2017 iniciou um segundo Mestrado em Farmacologia Aplicada. Concluiu os mestrados com teses sobre “Constrangimentos Éticos em Investigação Clínica Psiquiátrica” e “Análise do Comportamento do MUAH-16 numa População de Doentes com Insuficiência Cardíaca”, respetivamente.

Desde novembro de 2020, Diogo integra a equipa do GAIC como Clinical Research Coordinator.

 

 



voltar

logo1_AIDFMlogo2_CAMLlogo_chln_sitelogo4_FML_ULlogo5_CCUL_logo_final_alta%20resolucao